Você já ouviu falar em economia compartilhada?

Pessoas trabalhando em conjunto em sala de reunião
07/10/2021

A dinamização atual do mundo dos negócios vem proporcionando transformações que antes seriam impensáveis, como a economia compartilhada.

Um dos fatores que vêm possibilitando essas mudanças é a constante evolução da tecnologia, trabalhando sempre para unir pessoas de diferentes regiões geográficas que têm os mesmos objetivos.

Dessa forma, a economia compartilhada faz parte de uma transformação muito maior que envolve comportamento e modo de agir e pensar em sociedade.

É o que a economia colaborativa vem promovendo ao mundo corporativo dos dias atuais. Saiba tudo sobre este tema com a leitura do artigo a seguir.

O que é

Em linhas gerais, a economia colaborativa pode ser definida como o compartilhamento de bens diversificados, sem que isso signifique perda dos direitos de quem os possui.

Esse conceito de economia vem sendo adotado principalmente por empreendedores que têm por objetivo conquistar metas mas precisam de parceiros financeiros para isso.

Com a economia compartilhada é possível que haja partilha de bens de maneira totalmente sustentável e eficaz.

Este compartilhamento envolve desde a divisão de bens mais valorizados como imóveis, até investimentos como serviços e outros itens.

Assim, a economia colaborativa tem permitido que o mercado cresça e empreendedores tirem do papel os seus projetos.

Benefícios da economia compartilhada

Para trocar em miúdos, o conceito de economia colaborativa significa poder fazer mais com menos otimizando os seus recursos.

Dessa forma, a economia compartilhada se baseia num conjunto de pessoas que têm os mesmos objetivos e estão dispostas a partilhá-los para conquistá-los.

Por essa razão, cada um fica responsável por uma parcela do bem em questão e no fim todos saem ganhando.

Isso facilita a realização de investimentos de grande porte que exigem um elevado valor, por exemplo.

Escritório sob demanda

Um dos exemplos mais clássicos de economia compartilhada do mundo atual é o escritório híbrido.

Isso porque, basta colocar na ponta do lápis os custos que um escritório individual requer, como:

  • Aluguel ou aquisição do imóvel;
  • Compra do mobiliário;
  • Climatização do espaço;
  • Contas básicas como água, energia, internet.

Calculou quanto tudo isso dá? Agora risque tudo isso do papel, ligue num espaço coworking e peça um orçamento de acordo com a sua rotina de trabalho.

Certamente o valor sairá muito mais em conta e você ganhará tempo e respiro financeiro para colocar as suas atividades estratégias centrais em pleno funcionamento.

Pessoas trabalhando em ambiente compartilhado

Futuro do trabalho

O futuro do trabalho passa necessariamente pela economia compartilhada, já que por meio dela os objetivos podem ser alcançados com maior rapidez e eficiência.

Novas modalidades de trabalho como home office e modelo híbrido vêm fazendo com que as empresas cada vez mais aderissem ao escritório sob demanda.

Além de economizar expressivamente você e sua equipe terão a oportunidade de trabalhar num espaço que incentiva a criatividade e a produtividade.

Em pouco tempo você perceberá os resultados, tanto com a economia que o coworking proporciona quanto com o aumento de produção da sua equipe.

Gostou do texto? Leia mais sobre o assunto no nosso blog!