3 tendências de trabalho para os profissionais do futuro

Não, nada de carros voadores ou realidade aumentada ainda!!! As tendências para os profissionais do futuro já estão acontecendo aos poucos.
28 /09/2021

Mudanças de comportamento no cotidiano do trabalho estão a todo vapor e isso certamente impacta o novo perfil dos profissionais do futuro.

A pandemia causada pelo novo coronavírus definitivamente impôs um novo normal tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Os profissionais passaram a usufruir de uma liberdade em suas vidas que raramente haviam experimentado antes.

Isso acabou criando um novo cenário onde quem tem maior voz ativa é o colaborador.

É que as empresas começaram a perceber que com maior flexibilidade profissional, a produtividade dos seus profissionais crescem ainda mais.

Confira a seguir os 3 principais benefícios que os profissionais do futuro mais valorizam.

1. Trabalho híbrido

Com o distanciamento social imposto pela Covid-19, empresas foram obrigadas a adotar o modelo de trabalho home office.

Porém, muitas pessoas passaram a sofrer de esgotamento mental com o acúmulo de tarefas profissionais e pessoais.

A partir da gradativa abertura do convívio social, foi possível colocar em prática outro modelo de trabalho, chamado híbrido.

Neste modelo, o profissional trabalha alguns dias da semana em casa e outros na empresa.

É possível afirmar que o trabalho híbrido tem se mostrado o modelo mais equilibrado até então, com nível de satisfação elevado dos donos de empresa e dos colaboradores.

Com isso, o mundo pós-pandêmico tem tudo para adotar o trabalho híbrido como o novo normal.

O modelo híbrido favorece empresas já que não necessitam se comprometer com os custos de um espaço físico, podendo realizar suas operações num coworking, ambiente de trabalho profissionalmente enriquecedor e descontraído.

Todos saem ganhando, pois o nível de produção cresce e o bem-estar também, já que é possível passar mais tempo com a família e não perder tanto tempo no percurso de ida e volta até o trabalho.

2 - Outros tipos de benefícios

O mundo dos negócios atual de fato parece acompanhar o dinamismo da evolução digital.

E o que antes era um benefício deixa de ser com o aparecimento de novas opções, muito mais completas e orgânicas.

Orgânicas porque não atingem somente um ou dois aspectos da vida pessoal do colaborador como os cartões de benefício padrões, mas são praticamente completas. Ou seja, nesse formato o vale refeição, tão importante em outro tempo, começa a dar lugar para outros benefícios, como:

  • Melhoria em mobilidade Urbana;
  • Auxílio Home Office;
  • Auxílio Internet;
  • Escritórios compartilhados;
  • Auxílio Educação;
  • Vale Cultura.

Não te soa revolucionário? São as necessidades reais dos colaboradores ocupando o centro das preocupações nas empresas onde trabalham.

mulher de costas trabalhando em frente ao computador.

3. Horário de trabalho flexível

No modelo tradicional de trabalho, para o colaborador conseguir realizar um horário diferenciado era preciso solicitar autorização sob o risco até de ter descontado as horas ou o dia no fim do mês.

Hoje isso vem mudando sensivelmente e já há empresas que abrem espaço para que os seus colaboradores façam o seu próprio horário.

Assim, caso você precise resolver algum compromisso inadiável, existe uma abertura para isso.

Para pais que precisam adequar o seu horário de trabalho com a rotina da escola dos filhos essa possibilidade resolve todo o problema.

No fim, quem é que ganha com tudo isso?

Todo mundo, que passa a viver com maior qualidade de vida, detalhe que se reflete de forma assertiva na produção profissional do dia a dia, pois o futuro é agora!

Gostou do texto? Leia mais sobre o assunto no nosso blog!